As estratégias de gestão de riscos e compliance são voltadas para o corte de riscos, no entanto, atuam com focos diferentes dentro do projeto de gestão da sua empresa. Por isso, é importante ter em mente os pontos que diferem cada processo para que eles possam trabalhar em conjunto a favor do seu negócio. O sistema de gestão de riscos é baseado em um conjunto de processos estruturados para controlar o aparecimento de adversidades. Esse processo também conta com medidas estabelecidas para identificar situações problemáticas e alcançar a melhor maneira de corrigi-las.

 

Esse sistema de gestão de riscos pode ser aplicado em todos os setores da empresa, trabalhando para identificar e corrigir fatores que podem influenciar diretamente no caixa ou no sistema de operação do negócio. Por isso, entender como esse processo funciona é essencial para reduzir potenciais danos.

 

Em exemplos práticos, temos:

 

  • A proteção de dados;
  • Monitoramentos de infraestrutura e de vulnerabilidades como processos de gestão de riscos da área da TI;
  • Setor de vendas, o sistema de gestão de riscos pode prevenir fraudes.

 

Seja em qual área for aplicada, a redução de danos financeiros é um dos grandes benefícios. Já na política de compliance é constituída um conjunto de processos de sistemas muito mais focados do que a gestão de riscos: ela é estruturada para manter a empresa em conformidade com padrões internos, normas do mercado e leis locais. Portanto, ela tem o objetivo de eliminar possíveis prejuízos relacionados a multas e processos judiciais. Ou seja, o foco do sistema de compliance é diminuir o número de problemas que possam prejudicar a confiabilidade que a marca tem no mercado, seja para fornecedores, parceiros, ou até mesmo o consumidor final.

 

Desse modo, a empresa garante um posicionamento transparente, reduz custos, e fortalece a sua marca. Conseguiu diferenciar e entender a necessidade de cada uma delas?! Nada melhor que ter ambas as políticas trabalhando a favor do crescimento da sua empresa. E para continuar crescendo e expandindo seu negócio você pode contar com a gente para Antecipar os seus títulos a vencer.

 

Possui alguma dúvida? Converse com um de nossos consultores clicando aqui.



Publicações Relacionadas

Fluxo de caixa direto e indireto: Conheça as diferenças!

Ver mais

Linhas de crédito: qual a ideal para a sua empresa?

Ver mais

Por que escolher a FAN Capital para antecipar suas vendas?

A escolha ideal para o seu negócio crescer. Ver mais

Concessão de crédito a partir da Alienação Fiduciária de Imóvel.

Usando um bem como garantia real para a obtenç... Ver mais

Renda Fixa X Renda Variável: Saiba onde investir!

Escolher entre a aplicação na renda f... Ver mais

Taxa Selic e Investimentos: Conheça a origem dessa relação

Ver mais