O fomento mercantil é também conhecido como factoring é um termo utilizado universalmente e se caracteriza pela cessão de direitos creditórios da empresa a um terceiro. A cessão acontece como uma venda, ou seja, a empresa cede seus direitos a outra instituição, e os direitos creditórios se tratam de valores que a pessoa jurídica tem a receber de clientes ou outros devedores.

 

Dessa forma, o factoring é basicamente a venda das contas a receber para um interessado, no qual a empresa recebe à vista (ou conforme o contrato) e quem adquiriu os direitos terá o pagamento no vencimento. O fomento mercantil é uma excelente alternativa para a sua empresa caso ela realize muitas vendas a prazo, pois ele oferece a antecipação desses recebíveis para manter ou investir no seu processo operacional, seja com pagamentos de funcionários, compra de matéria prima, fornecedores, etc.

 

Após escolhido o factoring como método de antecipação de crédito, é feito um contrato contendo todas as condições e cláusulas para que a sua empresa e o concedente estejam cientes e de acordo. O contrato aborda formas de pagamento, prazos, eventuais penalidades por descumprimento e outras questões importantes para ambos.

 

Nesse cenário, inúmeros benefícios podem ser oferecidos para o seu negócio através do factoring, como o investimento e potencialização de lucros, redução do risco de inadimplência, aumento no fluxo de caixa e a possibilidade de um planejamento estratégico.

 

E na FAN Capital, ele se divide em três modalidades. O Factoring, Securitizadora e FIDC.

 

Ficou interessado? Saiba como podemos auxiliar a sua empresa!
Clique aqui e converse com um de nossos consultores!



Publicações Relacionadas

Linhas de crédito: qual a ideal para a sua empresa?

Ver mais

Fluxo de caixa direto e indireto: Conheça as diferenças!

Ver mais

Gestão de Riscos e Compliance: Entenda as principais diferenças!

Ver mais

Por que escolher a FAN Capital para antecipar suas vendas?

A escolha ideal para o seu negócio crescer. Ver mais

Notícia: O fim da EIRELI: conheça a nova modalidade SLU.

Ver mais

Renda Fixa X Renda Variável: Saiba onde investir!

Escolher entre a aplicação na renda f... Ver mais