A Taxa Selic tem papel fundamental na economia brasileira e as suas variações influenciam pessoas físicas e empresas. Ela é a taxa básica de juros do Governo Federal e afeta todas as demais taxas de juros no Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras. Quem decide o valor dessa taxa é o Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central, que se reúne e define a Selic a cada 45 dias.

 

Existe mais de um tipo de Selic? Sim: a Taxa Selic Over e Taxa Selic Meta. A Taxa Selic Over é a taxa na prática quando ocorre empréstimo entre instituições financeiras, usando como garantia os títulos emitidos pelo Banco Central, ou seja, é uma média entre todas as taxas praticadas. Já a Taxa Selic Meta é a taxa básica da economia brasileira, e é sobre ela que este texto trata.

 

Essa taxa é uma ferramenta de controle de inflação criada em 1979. Ao aumentá-la, o Banco Central desacelera a economia, controlando o crescimento da inflação. Ao diminuí-la, o consumo é estimulado, a economia acelera e a inflação tende a crescer. Os créditos tendem a ficar mais acessíveis e o endividamento das empresas cai, permitindo que elas se desenvolvam.

 

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas clicando aqui.

 

Conheça também a nossa solução para Antecipação de Recebíveis e invista no crescimento de sua Empresa utilizando os próprios recursos.

 



Publicações Relacionadas

Fluxo de caixa direto e indireto: Conheça as diferenças!

Ver mais

Gestão de Riscos e Compliance: Entenda as principais diferenças!

Ver mais

Linhas de crédito: qual a ideal para a sua empresa?

Ver mais

Por que escolher a FAN Capital para antecipar suas vendas?

A escolha ideal para o seu negócio crescer. Ver mais

Notícia: O fim da EIRELI: conheça a nova modalidade SLU.

Ver mais

Notícia: Aumento na taxa básica de juros (Selic) vai de 3,5% para 4,25% ao ano.

Ver mais